TV Jaguá News

Postado em 27/03/2024 às 18:00:00

compartilhar

Oncologia do HRVJ completa seis meses com mais de mil atendimentos

Oncologia do HRVJ completa seis meses com mais de mil atendimentos

Nesta quarta-feira (27), o serviço de oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, completa seis meses de inauguração, ultrapassando a marca dos mil atendimentos. Ao todo, foram atendidos 1.217 pacientes no ambulatório da oncologia, além de realizadas 198 quimioterapias, 108 cirurgias oncológicas e 172 análises histopatológicas, até fevereiro de 2024.

O serviço faz parte da regionalização do tratamento contra o câncer, sendo o primeiro do interior implantado pela Sesa. O setor trata diversos tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, incluindo oncologia clínica, quimioterapia, cirurgias, radioterapia, biópsias, hormonioterapia, atendimento multiprofissional, além de exames laboratoriais e de imagem.

“HRVJ foi o primeiro (hospital regional) em que inauguramos oncologia, já tivemos mais de 1.200 atendimentos. Posso dizer para vocês que no Vale do Jaguaribe nós não temos fila no serviço de oncologia. E nós queremos levar pro Ceará inteiro. Já falei com o deputado Eduardo Bismarck sobre a garantia do recurso (mais de 130 milhões) das emendas parlamentares para levar oncologia pro Ceará inteiro. Quero parabenizar os profissionais da Sesa, o HRVJ. Pacientes que vinham pra Fortaleza já não vêm mais”, declarou o governador Elmano de Freitas em sua live semanal de bate-apo com a populaçã.

A diretora administrativa da unidade, Sabrina Becker, ressalta que a implantação do serviço especializado em oncologia no interior traz uma maior agilidade no diagnóstico e no tratamento da doença, fundamentais para salvar vidas. “Beneficiar mais de mil pacientes, desde a inauguração da oncologia, demonstra que o propósito de cuidar das pessoas mais perto de suas casas, está sendo alcançado. O Hospital Regional Vale do Jaguaribe continuará trabalhando em busca de proporcionar resultados cada vez mais excelentes para a população”, comemora.

O setor conta com atendimento de profissionais especializados nas diversas áreas da oncologia, que inclui cabeça e pescoço, mastologia, urologia, abdómen, ginecologia, oncologia clínica, dentre outros.

A coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, afirma que o marco revela o fortalecimento do processo de regionalização, trazendo atendimento médico especializado, juntamente com a equipe multiprofissional, com foco no paciente, promovendo um atendimento humanizado e qualificado.

“Ofertamos diversos tipos de exames para diagnóstico e acompanhamento da doença, bem como várias opções de tratamento que incluem hormonioterapia, iodoterapia, quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica e terapia de suporte. Continuamos no processo de melhoria constante buscando oferecer um serviço oncológico de excelência para a população da região”, diz.

São realizados atendimentos com profissionais especializados nas diversas áreas da oncologia

A primeira cirurgia oncológica e o tratamento quimioterápico iniciaram em outubro de 2023, entretanto, desde a inauguração já eram feitos atendimentos ambulatoriais de triagem e multidisciplinar relacionados à oncologia. O primeiro paciente a finalizar o tratamento de quimioterapia foi o mecânico Alvaci Nogueira, 68, do município de Aracati. Já a primeira intervenção cirúrgica foi uma mastectomia unilateral radical.

“Eu estou muito feliz com essa minha nova fase. Todos aqui na cidade que me perguntam como é o hospital, eu digo que é de primeira qualidade. O atendimento é ótimo e os profissionais são muito atenciosos e cuidadosos com os pacientes”, ressaltou Alvaci.

LEIA MAIS: Primeiro paciente oncológico do HRVJ finaliza tratamento; quase mil pessoas são atendidas no serviço

Realização do procedimento de mastectomia unilateral radical ocorreu em outubro de 2023

 

 

 

Fonte: Governo do Ceará

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também